quinta-feira, 13 de março de 2014

E aí, já traiu?



Se tem um senso comum que escuto desde que me conheço por gente, mas nunca parei para questionar, é este (que aliás ,escutei hoje enquanto voltava no ônibus para casa, vindo da boca de uma mulher que conversava com um amigo sobre relacionamentos):
"-Homem quando trai é por que é mulherengo mesmo, já a mulher tem que ter motivos, sentimentos, ela trai por que foi traída, por falta de alguma coisa no relacionamento,..."

E daí eu pensei, mas que baita generalização medonha é essa que as pessoas ficam soltando por aí e por que raios fazemos isso? Por que cada coisa tem que ser enquadrada em um quadradinho fechado e arquivada nas gavetas do senso comum, ignorância e generalidade?

Se formos analisar mais a fundo esta ideia e colocarmos o "óculos crítico" como dizia minha professora de Psicologia Social, veríamos que esta ideia nada mais é do que colocar as mulheres em um pedestal de "Madre Tereza de Calcutá" ou seja, relembramos os ditos cujos patriarcais, aquela sociedade onde os homens tem direito sobre as mulheres, as quais são fiéis e idolatram seus maridos, os quais por sua natureza tem o direito de trai-las (afinal o homem não consegue se controlar) e as mulheres (corajosas e sem vergonhas) que traem seus maridos é por que tinha alguma coisa errada no relacionamento.

Pensar assim é como não estar vivendo na sociedade que vivemos, é como se a pessoa simplesmente ignorasse todos as mudanças deste século, ou melhor, eu digo mais, as mulheres podem ser HOMERENGAS também, afinal será que só o homem pode ter o direito a querer trair por si só? E será que eles, homens que traem são todos eles realmente iguais e o fazem pelos mesmos motivos? Eu acho que não!

A questão é que a dona Subjetividade, apresento a quem não conhece, é uma partezinha de cada ser que é só sua, que é particular, diz respeito as vivências particulares de cada pessoa, como ela pensa, como se comporta, ao seu todo, e ela é responsável pelas atitudes que tomamos e por que a tomamos. Isso que faz com que alguém goste de amarelo ao invés do azul ou vermelho, que goste de escrever ao invés de matemática ou educação física, ela que faz um homem se apaixonar por outro homem, ou um homem não trair sua mulher simplesmente por que a respeita além de tudo, assim como uma mulher pode se interessar por vários homens e não querer compromisso.

Essa coisa chata de tachar tudo e a todos cansa!

Eu digo com a maior sinceridade do mundo que nunca trai em nenhum relacionamento que tive, por mais bobo que fosse. Principalmente pelo meu maior princípio básico que levo sempre comigo, o do respeito.

Não interessa se não gosta mais da pessoa, se o outro te "chifrou", se não estão suprindo as tuas necessidades, se alguém muito gostoso te deu bola, se tu não ama mais tua companheira, antes de qualquer coisa para e pensa, respeita aquele que está do seu lado como gostaria de ser respeitado, por mais que de repente a pessoa não mereça, por mais anos juntos que estejam e você ache que uma "escapadinha" é a coisa mais natural do mundo, afinal "todos traem", pensa se vale a pena. Não é melhor não magoar, não é melhor conversar e findar este relacionamento, se não anda lá essas coisas?

Não é possível que estejamos vivendo assim, tão as "avessas" que coisas assim se tornem naturais e o respeito se torne algo patético. Se os dois sabem o que acontece e gostam, por que não um relacionamento aberto? Já que são tão modernos?

Tudo as claras e com sinceridade é sempre melhor, não é possível levar por muito tempo um relacionamento que consiste em mentiras e desrespeito.

Eu acredito que existem casais felizes e de verdade, e que não precisamos provar nada para ninguém, precisamos viver nossas vidas, respeitando sempre ao próximo e principalmente com a consciência tranquila, deixe o senso comum para quem é preguiçoso demais para ter os próprios pensamentos.

Obs: Estava louca para me meter na conversa deles, mas afinal cada um tem sua opinião como muitos podem descordar da minha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário