quinta-feira, 20 de março de 2014

Sobre a insegurança de andar nas ruas e como a Massa Crítica encoraja.

Lembro-me bem do inicio, não era namoro, não era ficar, eramos dois estranhos se conhecendo, mas tinha uma coisa em comum..

Eu, Shayane, conhecia de longe a Massa, nunca tinha participado, ele BMX, tinha contato com o mundo "esporte" bike, mas também nunca havia participado.

Foi um segundo encontro inusitado, eu convidei, ele aceitou.
Eu achei fantástico ver tanta bicicleta junta, ver tanta gente levantando suas causas, respeitando o próximo, ajudando, eu estava estasiada.
Andamos de mãos-dadas, nem éramos um casal, mas ele andou sempre do meu ladinho, as vezes eu perdia o equilíbrio, ou cansava um pouco e ele puxava, fomos chamados de "casal-massa crítica" e eu admito que gostei do título.

Muitos ainda vêem a Massa como algo sem utilidade, como algo que atrapalha o caminho de volta pra casa..
Eu acho triste ver pensamentos assim, mas eu respeito.
Quem pensa assim também acha que protestos não valem nada, quem pensa assim só vê o umbigo, é o mesmo carinha que reclama da fila do banco que não anda, reclama do sol forte, do vento frio, dos céus e do mundo, é aquele que acha que a culpa é sempre do outro e não sua, pois a vida gira em torno dos seus problemas né?Oi?

A Massa não tem uma voz, não tem líder, não tem uma reivindicação central, a massa é o povo, a voz é tua, é minha, é nossa, a voz é da bici!

No meio da Massa o frágil é forte, não me preocupo apenas com a minha proteção, mas também  com quem está do meu lado, ela nos ensina que a paciência é uma virtude, nos mostra em meio ao trânsito os imprudentes, nos mostra como as pessoas são e estão vivendo uma vida estressante e egoísta. Já vi motoqueiro tentando atropelar as pessoas, já vi discussão com taxista, já vi gente caindo e já vi tentativa de atropelamento e nada disso vai me fazer parar de ir, com tudo isso eu ocupo e convido a quem não foi ainda a ir ocupar junto a rua, por que a rua é nossa e na última sexta do mês, quando estão todos loucos voando pra casa nós VAMOS PARAR O TRÂNSITO, nós vamos fazer os carros, as motos, os ônibus pararem, eles querendo ou não vão pensar sobre  (pode ser que pensem mal), mas seremos vistos, aquela bicicleta que ninguém respeita no dia-a-dia se multiplica, mostra seu espaço e grita que quer respeito.

A massa ocorre em mais de 300 cidades ao redor do mundo, é uma celebração da bicicleta como meio de transporte, ela encoraja as pessoas a pegarem a magrela sem medo e sair pelas ruas, claro que nem todos podem aderir a este meio de transporte em suas rotinas por inúmeros motivos, mas toda prática é válida. Não teria sentido se acontecesse por exemplo em um domingo no parque, a intenção é que seja em avenidas, em horário de movimento e em dia de semana exatamente para que toque as pessoas e podes ter certeza, no meio de uma multidão de reclamões sempre vai ter alguém que vai se cativar e vai acabar juntando-se, todos são bem-vindos, desde bebês a idosos, não tem idade, não tem classe social, não tem sexo, não tem gênero, não tem cor, muito menos partido.

" A Massa Crítica então serve para nos mostrar que quando nos juntamos e apoiamos uns aos outros, podemos fazer frente à qualquer oposição." Massa Crítica

Por vezes algumas manifestações, ou reivindicações são levadas, como pedidos por segurança no transito, plano cicloviário, pedidos por melhorias, indignações, desconfortos sociais, etc.

Mas a Massa Crítica do dia 28/03 em Porto Alegre vai ter um motivo específico, uma indignação específica.
Patrícia, uma estudante que ia pedalando até seu destino perdeu sua vida em um acidente, um ônibus a atropelou, no mesmo dia fico sabendo que outra ciclista também foi vitima fatal de um acidente, eu mesma já fui "quase" atropelada várias vezes, sem falar dos diversos acidentes cotidianos, essa Massa pede justiça, mas pede também segurança. Pois ao trafegarmos no meio da rua corremos perigo, nas calçadas atrapalhamos os pedestres, nossas ciclovias, além de poucas e precárias são insuficientes. Aonde está o espaço da bicicleta? Onde está a segurança aos que decidem deixar de poluir a cidade e acabam recebendo descaso em troca?

Não pegue o volante achando que é o dono da rua, não esqueça que deves zelar pelos mais frágeis, não esqueça que são vidas, não são minutos a menos, não é uma pista de corrida.
Pedimos mais humanidade nos corações, pedimos respeito e cuidado ao próximo, pedimos que respeitem nosso espaço também.

"Vem pra Massa", "Mais Amor, Menos Motor", "Bicicleta, um carro a menos", veeeem. Te esperamos lá.


Link do evento: Massa Crítica da Patrícia

Fotos de massas que participamos:

1ª Massa do casal.




PS: vamos começar a registrar os eventos sociais que participamos e escrever sobre. 

Um comentário:

  1. ai que fofos. não sabia que aquela massa era o 2º encontro de vocês hehee.
    mas mto triste tudo isso mesmo, duas mortes por falta de segurança no mesmo dia, espero que isso mude, que os ciclistas sejam mais respeitados!!
    e vida longa ao blog!! mto legal escrever esses pensamentos e fatos cotidianos :p
    beijãoooo casal!!!

    ResponderExcluir